CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Turismo

Turismo em MT deve arrecadar R$ 453 milhões durante festividades de fim de ano

Viagens estaduais devem ser o principal destino dos moradores do Estado no Natal e Ano Novo

Publicado em

Variedades

Turismo Secom-MT

O turismo em MT deve arrecadar cerca de R$ 453 milhões durante as festividades de final de ano, segundo levantamento realizado pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso).

Cerca de 79% dos entrevistados disseram que devem viajar neste Natal e que os destinos mato-grossenses são os escolhidos. Já no período de Ano Novo, este número cai para 61%, mas ainda é superior ao total que deve optar por roteiros nacionais.

A média de investimento durante o período natalino é de R$ 924 por família, e no réveillon este valor sobe para R$ 1.928, sem incluir o valor das passagens. Uma diferença apontada pela pesquisa é que, durante o Natal, as famílias devem optar por pacotes que ofereçam uma experiência que valorize a cultura local, enquanto no Ano Novo, a procura por destinos com opções festivas será maior.

A tendência é de que os pequenos e médios negócios possam ser beneficiados com esta oportunidade, e devem alcançar boas vendas caso promovam pacotes promocionais ou descontos que atraiam os clientes, além de oferecerem produtos e serviços que atendam às necessidades dos viajantes.

“Este dado indica uma preferência por destinos regionais, e boa parte dos consumidores deve comprar os produtos ou serviços de pequenos negócios, o que pode ser aproveitado por empresas do setor com pacotes focados em experiências locais e sugestões de roteiros que valorizem a cultura e o lazer próximos. Promoções focadas em viagens curtas e econômicas dentro do estado podem atrair esses consumidores que buscam viajar sem sair de sua região”, explica a gestora da pesquisa, Jaqueline Trentino.

Destinos regionais

“MT tem uma série de atrações turísticas  que oferecem serviços de qualidade para quem vai viajar dentro estado. Esta é uma oportunidade de valorizar o que nós temos aqui, e impulsionar os pequenos e médios negócios que atuam no setor turístico, como hotéis, pousadas, agências, restaurantes e bares, por exemplo. E o Sebrae/MT já vem trabalhado com isso há um bom tempo, para fortalecer estes segmentos que atuam no setor turístico”, afirma a gestora estadual de Turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves.

Quem opta por passeios urbanos, pode buscar por tour guiado nas cidades, que o passeio inclui visitas a construções históricas, museus, esculturas e cartões postais. Cidades como Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Poconé e Sinop ofertam este tipo de serviço.

Já quem busca por passeios na mata, pode preferir atrações que envolvam cachoeiras e atividades esportivas como rapel, rafting ou canoagem, além de trilhas ecológicas em áreas protegidas ou em fazendas com atrativos turísticos.

Através da plataforma Turistando-MT criada pelo Sebrae/MT, estão disponíveis mais de 80 roteiros turísticos do estado, para diversas ocasiões, como o turismo histórico e rural; de aventura, observação ou contemplação da natureza; gastronômico e cultural; além de afro e etno turismo.

As ações fortalecem iniciativas de todos os biomas mato-grossenses (Amazônico, Pantanal e Cerrado), incluindo a região do Araguaia. O visitante terá acesso ao conteúdo da visita e contatos de pequenos e médios negócios apoiados pelo Sebrae/MT, e que atuam na atividade turística.

Marisbeth explica que a plataforma foi pensada para que o turista interaja com quem já atua e tem conhecimento do local de destino, o que é fundamental. “Estas empresas são todas acompanhadas e capacitadas pelo Sebrae/MT para oferecer o melhor serviço e atendimento às famílias ou grupos de amigos. É uma das formas de valorizar o pequeno e médio empreendedor, que é o nosso compromisso”, destaca.

Entre os principais destinos turísticos do estado, se destacam Nobres, Pantanal, Barra do Garças, Chapada dos Guimarães e Vila Bela da Santíssima Trindade.

:

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Cidinho Santos e esposa prestigiam Fábio Jr. em noite de estreia no Allure

Publicados

em


O fim de semana marcou a aguardada estreia do Allure Music Hall, novo espaço de eventos da capital, com um show emocionante de Fábio Jr. — e entre os convidados que prestigiaram a noite estava o empresário Cidinho Santos, acompanhado da esposa Marli Becker.

O casal fez questão de registrar o momento ao lado do artista e compartilhou o encontro nas redes sociais.

“Momento emocionante. Encontrar o ídolo Fábio Jr. depois de tantos anos e ainda poder participar de um show tão especial não tem preço”, escreveu Cidinho na legenda.

Com mais de 14 mil m² e estrutura digna dos grandes centros, o Allure já começa sua trajetória como palco de noites inesquecíveis.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA