CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

REFORÇO NO ESTOQUE

MT Hemocentro realizará coleta de sangue neste sábado (14)

Período de final de ano é mais crítico para a unidade, pois diminui consideravelmente o número de doações de sangue

Publicado em

Variedades

Foto: Michel Alvim Secom-MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realizará coletas neste sábado (14.12), das 7h30 às 12h. A iniciativa busca atender os doadores que por algum motivo não conseguem comparecer à unidade em dias úteis.

A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, destaca que o período de fim de ano é mais crítico, pois diminui consideravelmente o número de doações, mas as demandas por sangue continuam. 

“Iremos abrir excepcionalmente neste sábado porque estamos chegando ao fim do ano, um período em que normalmente diminui o número de doações e, para repor os nossos estoques, o banco de sangue estará de portas abertas para receber todos que desejam realizar o ato nobre de doar esperança e vida. Contamos com a participação de todos”, disse.

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos 11 meses e 29 dias, pesar mais de 50 quilos, estar em bom estado de saúde e ter uma alimentação saudável. O doador deve comparecer à unidade portando um documento oficial com foto. Já para voluntários menores de 18 anos, é obrigatório apresentar um documento de autorização assinado pelo pai, mãe ou responsável legal.

O voluntário não deve doar em jejum, deve se alimentar e ingerir bastante líquido como água, chás e sucos. As doações são seguras e levam cerca de 60 minutos. De acordo com o Ministério da Saúde, homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de três meses.

Em cada coleta, é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

Serviço

A sede MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá. Para realizar o agendamento da doação de sangue, basta acessar este link. O voluntário também pode agendar a doação pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Baguncinha, o Festival: celebração de música e diversidade agita Arena Pantanal

Publicados

em


O final de semana promete ser de pura energia e celebração em Cuiabá. Neste sábado (12), a área externa da Arena Pantanal será palco da 4ª edição do já queridinho “Baguncinha, o Festival” — um evento que vem conquistando cada vez mais espaço e que caminha para se consolidar como o maior festival da capital.

Com dois palcos, 24 atrações e 17 shows, o Baguncinha celebra a música, a diversidade, o pertencimento e o orgulho de ser “de tchapa e cruz”. A expectativa da organização é reunir cerca de 6 mil pessoas, em uma verdadeira festa da cultura mato-grossense com tempero nacional.

Entre os destaques, a talentosíssima Liniker apresenta o show da turnê do premiado álbum Caju (vencedor de Álbum do Ano no Prêmio Multishow 2024), com sucessos como “Veludo Marrom”, “Tudo” e “Febre”. O palco também será tomado pela potência de Djonga, um dos grandes nomes do rap brasileiro, que traz hits de sua carreira e faixas do novo álbum “Quanto mais eu como, mais fome eu sinto!”.

E não para por aí: o lineup ainda conta com nomes como Sépiazul, Pri Pires, Pacha Ana, Banda Calorosa, Paulo Monarco, Foguinho, FX O Gênio & Romaciote convidando Ahgave, além de DJ Brum com Mean Girls, DJ Kuririn e MC Mestão & MC Dinero.

Para quem curte música eletrônica, o Palco Eletrônico traz nomes de peso como Eli Iwasa, Vegas – Techno Set, Ramsey, Peve, Gupazz, Sival e Arthur Prochnow, garantindo o agito até altas horas.

O festival, organizado pela Sumac Records, é independente e colaborativo. Além da música, o público poderá curtir atividades paralelas como intervenções artísticas, espaço de slackline, área PCD acessível e uma deliciosa praça de alimentação com foco em empreendedores locais.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA