INVESTIMENTO GASTRONÔMICO
Com apoio da Desenvolve MT, restaurante cuiabano se prepara para festas de fim de ano
Dona da primeira Galeteria de Cuiabá fala sobre ter pego crédito três vezes e a adaptação de seus negócios para o Natal
Política

O crescimento do restaurante Galeto Cuiabano não seria possível sem o apoio da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT. A trajetória de sua proprietária, a empresária Lorenna Bezerra, é acompanhada desde a sua abertura em 2014. Pela terceira vez, o órgão apoia o estabelecimento com crédito para a temporada das festas de fim de ano.
Antes de abrir as portas, o restaurante passou por um estudo de mercado que a levou até sua especialidade – o galeto. Ele foi fundado com a intenção de resgatar a nostalgia daqueles que vinham do sul e sudeste do país. Em sua jornada de crescimento e descoberta, a empresária Lorenna Bezerra conheceu a Desenvolve MT, que fomenta a economia no Estado por meio de investimento no empreendedorismo.
O crédito veio pela primeira vez quando Lorenna abriu o restaurante. O segundo momento em que a empreendedora buscou a Desenvolve MT foi quando mudou de endereço. No início, o estabelecimento estava em um local que oferecia 85 lugares e, cerca de quatro anos e meio depois, houve uma mudança para a localização atual que comporta 200 pessoas.
O terceiro investimento se deu neste ano. O foco da empresária era a melhoria de sua cozinha. “Agora, eu refiz a captação para reformas desse prédio para modernizar e colocar equipamentos novos. Eu recomendo a agência sempre que alguém trata comigo ou precisa de investimento. Eu explico como funciona e indico por que é um investimento fácil”, comentou a empresária.
Com uma equipe de dez mulheres e um homem, o estabelecimento ganhou também novos focos. Entre eles, está a venda de ceias natalinas. Por meio das festas de fim de ano, a empresária viu uma oportunidade e aprimorou seu negócio com vendas de refeições para famílias grandes e pequenas, que não precisam se preocupar com o preparo das refeições. Os pratos são adaptados e personalizados conforme os pedidos.
“Desde o primeiro momento que eu decidi fazer a ceia teve uma boa aceitação, tem clientes que já tem cinco anos com a gente”, contou.
Uma pesquisa sobre Intenções de Compra para o Natal de 2024, divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), apontou que 15,9% dos entrevistados disseram que vão adquirir produtos para a ceia e 3,6% que vão comprar na data.
“O apoio que prestamos a empreendedores é um compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a geração de emprego e renda. É emocionante ver como o Galeto Cuiabano contribui para a gastronomia local e se tornou um exemplo de adaptação, com os pratos tradicionais e as ceias personalizadas. Ele atende a uma demanda nova, crescente e diversificada do mercado”, comenta Hélio Tito, Diretor de Desenvolvimento e Crédito da Desenvolve MT.

Política
Assembleia promulga decreto legislativo e suspende convênio do Estado com empresa de empréstimos

Decreto legislativo que susta os efeitos do convênio do governo do estado que autorizou a empresa Capital Consig a realizar consignações em folha de pagamento foi publicado na edição desta segunda-feira (7) do Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Veja aqui a íntegra do Decreto Legislativo nº 78/2025.
O texto foi aprovado durante sessão plenária realizada na semana passada e diz respeito ao Convênio nº 030/2022/SEPLAG/MT, publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso nº 28.285, de 13 de julho de 2022, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MT). Com a publicação, a medida de autoria dos deputados Wilson Santos (PSD), Júlio Campos (União) e Max Russi (PSB), entra em vigor.
A financeira alvo do decreto está no centro de denúncias de fraudes e falta de transparência em contratos de empréstimos consignados feitos junto a servidores do estado. Nesse tipo de operação, as parcelas devidas para quitar a dívida são descontadas diretamente do salário dos funcionários e o valor é repassado para a empresa credora.
Os trabalhos para enfrentar a questão do superendividamento dos servidores de Mato Grosso incluem esforços da Mesa Técnica instalada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) no fim de maio. A ALMT é um dos órgãos externos participantes do grupo, em que foi determinado um cadastro obrigatório em nova plataforma do TCE das empresas de crédito consignado para servidores públicos de Mato Grosso.
A empresa Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S.A é a terceira com o maior volume recebido de consignação, depois do Banco do Brasil e do Santander. O crescimento da financeira foi de mais de 4.500.000% (4,5 milhões) do 2º quadrimestre de 2022 ao 1º quadrimestre de 2025, de acordo com levantamento do TCE.
Segundo o Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig), numa auditoria de 60 contratos com a financeira, foram encontradas informações não correspondentes com as autorizadas pelo servidor em todos os casos. São exemplo das irregularidades a cobrança de dívida maior que o empréstimo efetivamente concedido e a cobrança de um número maior de parcelas que o acordado entre as partes. Ainda há casos de comprometimento do salário superior que o permitido.
-
Polícia6 dias atrás
Corpos encontrados em saco de areia em Cuiabá são de vendedores de panelas de SP
-
Cidades5 dias atrás
Vereador Demilson Nogueira destaca fim do decreto de calamidade e cobra avanços na gestão municipal
-
Opinião5 dias atrás
O silêncio que grita: Quando o medo vira estatística e a dor, resistência
-
Cidades3 dias atrás
Pedestre morre atropelado na BR-070 em Campo Verde
-
Judiciário5 dias atrás
Justiça revoga cautelares e libera passaportes de ex-secretário e empresários investigados pela PF
-
Polícia1 dia atrás
Operações Lei Seca terminam com 12 motoristas presos por embriaguez em Cuiabá
-
Cidades5 dias atrás
Comper realiza Feira de Vinhos em Cuiabá
-
Agricultura6 dias atrás
Julho começa com frio intenso, tempo seco e risco de queimadas