CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

três chapas concorrentes

Câmara de Cuiabá pode ter eleição decidida em dois turnos

Uma das chapas é liderada pelo vereador Jefferson Siqueira, que afirma contar com o apoio de dez votos. Outra chapa, encabeçada pela vereadora novata Paula Calil, declara ter onze votos. Além disso, o grupo G5 anunciou que possui nove votos garantidos

Publicado em

Política

Foto: Secom Câmara

A disputa pela presidência da Câmara Municipal de Cuiabá, marcada para o dia 1º de janeiro de 2025, pode resultar em um desfecho inédito: uma eleição em dois turnos. Isso ocorre devido à presença de três chapas concorrentes, que até o momento não demonstraram disposição para composição.

Uma das chapas é liderada pelo vereador Jefferson Siqueira, que afirma contar com o apoio de dez votos. Outra chapa, encabeçada pela vereadora novata Paula Calil, declara ter onze votos. Além disso, o grupo G5 anunciou nesta quinta-feira (5) que possui nove votos garantidos.

Segundo o regimento interno da Casa, é necessário um mínimo de 14 votos para vencer a eleição. Com três chapas em disputa, a probabilidade de qualquer uma delas alcançar esse número no primeiro turno é baixa. Caso isso aconteça, o regulamento prevê uma segunda votação entre as duas chapas mais votadas.

O atual presidente da Câmara e vereador  Chico 2000, confirmou essa possibilidade, destacando que a disputa tem se intensificado devido às articulações políticas e à dificuldade de consenso. Se confirmada, esta será a primeira vez que a Câmara Municipal de Cuiabá enfrentará uma eleição em dois turnos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

Publicados

em


Conteúdo/ODOC – A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7) a possibilidade de ser candidata a vice-governadora em 2026. Durante entrevista à Rádio Metrópole FM, a primeira-dama da capital afirmou que ainda não há tratativas formais sobre o assunto, mas disse receber com naturalidade o reconhecimento ao seu nome.

“Eu não fico feliz, mas não envaidecida. Isso mostra que a gente tem conseguido entregar resultados. Porque a entrega é o objetivo principal de quem tá na política. E ter essa lembrança é um reconhecimento meu e das entregas do Abilio também. E eu espero continuar assim porque meu objetivo é esse”, declarou.

Com domicílio eleitoral em Cuiabá, Samantha tem sido considerada um dos nomes em ascensão no cenário político estadual, o que a coloca no radar para compor uma chapa majoritária em 2026. Apesar disso, ela garantiu que o foco segue sendo a capital.

“Estou muito focada em Cuiabá. Claro que a gente deixa as opções em aberto, mas ainda não há nenhuma tratativa e não houve nenhuma conversa formal. Eu penso em entregar o meu melhor como política, para chegar em 2026 eu poder pensar nisso com segurança”, afirmou.

Durante a entrevista, Samantha também reforçou seu esforço em construir uma identidade política própria, independente do marido e prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL). “Eu tenho buscado mostrar quem é a Samantha além do Abilio, para que as pessoas conheçam o que eu posso entregar.”

Mesmo sem cravar uma possível candidatura, o nome da vereadora segue ganhando força nos bastidores da política mato-grossense, principalmente pelo desempenho nas urnas e o engajamento em ações sociais na capital.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA