OPERAÇÃO ESCARIOTES
Operação da Polícia Civil resulta na prisão de 30 membros de facção criminosa em Sorriso
A operação também resultou na determinação da inclusão de três presos no regime disciplinar diferenciado (RDD), com o objetivo de dificultar a coordenação de atividades criminosas fora do sistema prisional
Polícia

A Delegacia da Polícia Civil de Sorriso deflagrou nesta quinta-feira (12.12) a Operação Escariotes, cumprindo 30 mandados judiciais contra integrantes de uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, extorsão, corrupção ativa e passiva, além de introdução ilegal de celulares em unidades prisionais.
Os mandados, que incluem prisões, buscas e apreensões, foram autorizados pela 5ª Vara Criminal de Combate ao Crime Organizado de Sinop e estão sendo cumpridos em Sorriso, Sinop, Várzea Grande e Cuiabá.
A operação também resultou na determinação da inclusão de três presos no regime disciplinar diferenciado (RDD), com o objetivo de dificultar a coordenação de atividades criminosas fora do sistema prisional.
A investigação, coordenada pelo delegado Bruno França Ferreira, teve início a partir de apurações sobre um homicídio ocorrido em Sorriso em março deste ano. Jonathan Kelvin Santos Fernandes, de 20 anos, foi encontrado morto em uma trilha com ferimentos perto do coração e, conforme apurado pela Polícia Civil, foi executado por três membros da organização.
Durante as investigações, a Divisão de Homicídios identificou 18 integrantes da facção criminosa, com funções hierarquicamente definidas, que comandavam crimes como homicídios, tráfico de drogas e a entrada de celulares nas prisões. A operação contou com o apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).
Caramelos Alfa
As investigações revelaram que os criminosos formaram uma organização estruturada para cometer diversos delitos, como tráfico de drogas e introdução ilegal de celulares nas unidades prisionais, com membros desempenhando funções específicas tanto dentro das prisões quanto nas ruas.
A gestão da organização criminosa era comandada por membros reunidos em um grupo de aplicativo de mensagens denominado “Caramelos Alfa”. O líder, D.O.S., tem uma longa trajetória no crime organizado e está atualmente preso em uma penitenciária estadual. Ele foi detido pela primeira vez em 2014 e, desde então, liderou uma tentativa frustrada de fuga da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite, em Sinop, sendo transferido para outras unidades, de onde continuou a comandar os crimes.
As ordens para o gerente do grupo, V.N.D.S., partiam de D.O.S. V.N.D.S. atua no tráfico de drogas em Sorriso e também organiza a distribuição de cestas básicas, estratégia usada pela facção para conquistar simpatizantes e coagir moradores de bairros específicos. Com histórico criminal, ele fugiu da cadeia de Alta Floresta há quatro anos e foi recapturado meses depois, em Juruena. V.N.D.S. foi um dos executores do homicídio de Jonathan Kelvin, traficante rival da facção.
Outro integrante identificado, V.R.V., era responsável pelo contrabando de cigarros e extorsões contra comerciantes.
Durante as investigações sobre crimes em Sorriso, a Polícia Civil identificou a participação de um policial penal responsável por introduzir celulares e entorpecentes para criminosos detidos em uma penitenciária de Várzea Grande, que lideram o grupo investigado. O servidor público é investigado por tráfico de drogas, corrupção passiva, introdução ilegal de celulares e organização criminosa, e teve mandados de prisão e busca e apreensão cumpridos nesta quinta-feira. Durante sua prisão, antes de entrar na penitenciária onde trabalha, foi flagrado com vários celulares escondidos dentro de uma caixa de bombons.
O inquérito revelou que M.D.F. foi cobrado por um dos criminosos sobre o repasse das drogas vendidas pela organização dentro da unidade prisional. Em 7 de março deste ano, ele afirmou que faria a entrega de três quilos de maconha e alguns celulares. As investigações também apontaram que o servidor não apenas levava os aparelhos celulares, mas também providenciava acesso à internet para os presos, em troca de 10% dos lucros obtidos com crimes de estelionato, como os “golpes do OLX” e “golpes do intermediário”. Essa taxa, conhecida entre os presos como “taxa do roteador”, era paga pelos detentos.
A Polícia Civil apurou que, durante o período investigado, os celulares introduzidos ilegalmente foram usados para ordenar a morte de duas pessoas em Sorriso.
“Os elementos de prova demonstraram que o servidor se utiliza da sua condição de funcionário público para cometer diversos crimes em defesa dos interesses da organização criminosa investigada”, destacou o delegado Bruno França.
O cumprimento dos mandados da Operação Escariotes teve suporte da GCCO, Gaeco e Delegacia de Sinop.

Polícia
Homem com extensa ficha criminal é executado a tiros dentro de casa em MT

Conteúdo/ODOC – Um homem identificado como Ivanildo da Mata Barreto, de 49 anos, foi assassinado a tiros na tarde desta segunda-feira (7) no bairro Alfredo Castro, em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá).
Segundo informações preliminares da Polícia Militar, a vítima possuía diversas passagens criminais, incluindo tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, além de registros anteriores no estado de São Paulo.
Testemunhas relataram que, nos últimos três dias, o homem vinha sendo visto na companhia de outros três indivíduos conhecidos na região por integrarem uma organização criminosa.
Os suspeitos teriam entrado na residência da vítima, onde efetuaram diversos disparos de pistola, matando o homem no local.
A Polícia Militar isolou a cena do crime e acionou a Polícia Civil, que realiza os procedimentos de investigação e perícia. A motivação do homicídio ainda será apurada. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.
-
Polícia6 dias atrás
Corpos encontrados em saco de areia em Cuiabá são de vendedores de panelas de SP
-
Cidades5 dias atrás
Vereador Demilson Nogueira destaca fim do decreto de calamidade e cobra avanços na gestão municipal
-
Opinião5 dias atrás
O silêncio que grita: Quando o medo vira estatística e a dor, resistência
-
Polícia1 dia atrás
Operações Lei Seca terminam com 12 motoristas presos por embriaguez em Cuiabá
-
Cidades5 dias atrás
Comper realiza Feira de Vinhos em Cuiabá
-
Cidades3 dias atrás
Pedestre morre atropelado na BR-070 em Campo Verde
-
Judiciário5 dias atrás
Justiça revoga cautelares e libera passaportes de ex-secretário e empresários investigados pela PF
-
Variedades8 horas atrás
Cidinho Santos e esposa prestigiam Fábio Jr. em noite de estreia no Allure