Mato Grosso
Procon-MT realiza 48ª Reunião Técnica de Procons em Tangará da Serra
Mato Grosso

Com o objetivo de alinhar ações, promover capacitação técnica e discutir os principais desafios enfrentados pelos consumidores mato-grossenses na atualidade, o Procon de Mato Grosso realiza, de quarta (28.5) a sexta-feira (30.5), a 48ª Reunião Técnica de Procons de Mato Grosso.
O encontro, que reúne dirigentes e servidores dos Procons Municipais e Estadual, será em Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá), no Auditório do Centro de Educação Especial Prof. Isoldi Storck.
A programação inclui palestras, mesas temáticas e debates sobre temas relevantes da defesa do consumidor, como problemas no fornecimento de energia elétrica, cálculo de multas administrativas, prevenção de golpes, turismo, crédito consignado e superendividamento.
Também serão apresentados sistemas e soluções tecnológicas, como o FiscDados, que é o sistema de governança, gestão e visualização de dados utilizados pela Coordenação de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon-MT, além de pautas sobre gestão e governança dos Conselhos e Fundos Municipais de Defesa do Consumidor.
A secretária adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz, destaca a importância do evento para fortalecer o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor.
“Essa reunião é mais uma etapa do nosso compromisso de fortalecer o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor. A integração entre os Procons Estadual e Municipais é fundamental para garantirmos um atendimento cada vez mais qualificado, ágil e próximo do cidadão mato-grossense. Momentos como este são essenciais para promovermos o alinhamento de práticas, trocarmos experiências e construirmos soluções conjuntas para os desafios do consumo em nosso Estado”, ressalta Cristiane Vaz.
Para a dirigente do Procon de Tangará da Serra, Ana Lúcia Moura, anfitriã do evento, sediar a reunião é motivo de orgulho e demonstra o fortalecimento da atuação local.
“É uma grande satisfação para Tangará da Serra receber este encontro tão importante. Nossa cidade se torna, nestes dias, palco do debate de temas que impactam diretamente a vida dos consumidores. Fortalecer os Procons Municipais significa levar mais proteção e garantir direitos a quem mais precisa”, afirma Ana Lúcia.
A capacitação contará com a presença de especialistas do Procon Estadual e dirigentes dos Procons Municipais. Entre os temas em destaque estão as dificuldades enfrentadas pelos consumidores de energia elétrica (incluindo energia solar, rural e urbana), os desafios no enfrentamento de golpes nas relações de consumo, além de problemas recorrentes relacionados ao mercado de turismo, crédito consignado, autoescolas e superendividamento.
A 48ª Reunião Técnica de Procons faz parte das ações permanentes do Procon-MT para fortalecer o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, proporcionando capacitação continuada e alinhamento das estratégias de atuação conjunta em todo o território mato-grossense.
O Auditório do CMEE Prof. Isoldi Storck está localizado na Rua 7A, nº 900 W, bairro Jardim Santa Lúcia, em Tangará da Serra.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Mapeamento da Defesa Civil identifica áreas de risco em Nortelândia

A Defesa Civil de Mato Grosso realizou o mapeamento de áreas de risco no município de Nortelândia (a 230 km de Cuiabá), entre os dias 3 e 5 de julho, a fim de identificar regiões vulneráveis a desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e inundações.
A ação tem caráter preventivo e é realizada em parceria com a Prefeitura, a fim de subsidiar o planejamento de ações que possam minimizar os impactos para a população.
Com apoio de tecnologias como imagens de satélite, drones e sistemas georreferenciados, a equipe da Coordenadoria de Prevenção e Preparação da Defesa Civil do Estado realizou um levantamento detalhado das áreas do município.
O trabalho envolveu reuniões de alinhamento, vistorias em campo, análises geotécnicas, entrevistas com moradores e levantamento dos históricos de ocorrências. Ainda, a análise da vulnerabilidade do município e a capacidade de resposta em caso de desastres.
“O mapeamento é fundamental para que o município possa agir de forma preventiva, direcionando recursos e esforços para os locais que mais precisam de atenção”, afirmou o coordenador de Prevenção e Preparação da Defesa Civil estadual, subtenente BM José Bruno de Souza Filho.
O apoio ao município na realização do mapeamento de áreas de risco faz parte de um planejamento estratégico da Defesa Civil do Estado de fortalecimento da rede de proteção em todo o Mato Grosso.
No mês de abril, o município recebeu do Governo do Estado uma picape para auxiliar nas ações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
Mapeamento de áreas de risco
Neste ano, a Defesa Civil Estadual também realizou o mapeamento de áreas suscetíveis a desastres nos municípios de Salto do Céu, Rio Branco, Tangará da Serra, Poxoréu, Cáceres, Porto Esperidião, São José do Rio Claro, Alto Taquari e Pedra Preta.
Fonte: Governo MT – MT
-
Polícia6 dias atrás
Corpos encontrados em saco de areia em Cuiabá são de vendedores de panelas de SP
-
Cidades5 dias atrás
Vereador Demilson Nogueira destaca fim do decreto de calamidade e cobra avanços na gestão municipal
-
Opinião5 dias atrás
O silêncio que grita: Quando o medo vira estatística e a dor, resistência
-
Cidades3 dias atrás
Pedestre morre atropelado na BR-070 em Campo Verde
-
Judiciário5 dias atrás
Justiça revoga cautelares e libera passaportes de ex-secretário e empresários investigados pela PF
-
Polícia1 dia atrás
Operações Lei Seca terminam com 12 motoristas presos por embriaguez em Cuiabá
-
Cidades5 dias atrás
Comper realiza Feira de Vinhos em Cuiabá
-
Polícia4 dias atrás
Furto de energia leva 54 pessoas para delegacia no primeiro semestre