CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Politec recebe peritos de Mato Grosso do Sul para cooperação técnica

Publicado em

Mato Grosso


A Politec recebeu, nesta segunda-feira (26.5) a visita de peritos criminais da Polícia Cientifica de Mato Grosso do Sul para a troca de experiências e capacitação técnica. e prestou apoio para processamento de amostra na realização de exame toxicológico, além de compartilhar conhecimentos sobre a realização de exames toxicológicos e de alcoolemia, procedimentos que ainda não são executados pela perícia sul-mato-grossense.

Durante essa imersão, foram apresentadas as estruturas laboratoriais, os equipamentos, reagentes, insumos e fluxos operacionais necessários para a implantação dessas análises, proporcionando aos visitantes uma visão prática e completa do processo.

A Diretora Metropolitana de Laboratório Forense, Hellen Vieira, considera que essa parceria representa um importante estreitamento institucional entre as perícias de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e fortalecimento dos laços de cooperação técnica e científica. “Até que os exames sejam plenamente implantados no MS, as equipes atuarão de forma conjunta, com o Mato Grosso prestando suporte na execução de casos de maior repercussão. A troca de informações e o alinhamento de procedimentos reforçam a qualidade e a uniformidade das perícias realizadas na região, contribuindo diretamente para o aprimoramento da justiça e da segurança pública em ambos os estados”, avalia a diretora.

Os servidores conheceram o parque tecnológico da Diretoria Metropolitana de Laboratório Forense, que dispõe de equipamentos de alta precisão para a realização de exames nas áreas de Química, Toxicologia e DNA forenses.

Uma das rotinas de trabalho apresentadas foi a emissão de laudos de exames definitivos de drogas em 24h, viabilizada pela descentralização dos exames com aquisição dos equipamentos infravermelhos para a identificação de drogas. A aquisição de contêineres refrigerados para armazenamento de contra provas; o processamento imediato em parte dos casos de identificação genética e o processamento de amostras de DNA de vítimas não identificadas, além apoio ao trabalho administrativo e operacional executados por estagiários.

Segundo a diretora do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, Josemirtes Prado da Silva, a integração entre as instituições contribui para a eficiência e aprimoramento dos trabalhos na área forense. ”A visita na Politec vai gerar muitos resultados pois, com esta integração entre as duas polícias científicas nós desenvolvemos muitas atividades com celeridade e o uso de tecnologias avançadas. Ainda não temos implementados os exames toxicológicos e nós recebemos o apoio da Politec para a realização desses exames. Na oportunidade, nós conhecemos o laboratório forense. Isso é muito válido, pois quando a gente conhece os laboratórios de outros estados, conhecemos as metodologias, as rotinas e podemos utilizar estas ideias para otimizar os nossos trabalhos. Estamos abertos para receber os peritos da Politec para que este intercâmbio seja bilateral”, afirmou Josemirtes.

Fonte: Governo MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Estudantes selecionados para intercâmbio compartilham expectativas para viagem a Inglaterra

Publicados

em


Com o embarque se aproximando, os estudantes da rede estadual de ensino selecionados para a 3ª edição do Programa MT no Mundo compartilham suas expectativas para a experiência de intercâmbio em um país de língua inglesa.

O programa criado pela Secretaria de Educação (Seduc), contempla 100 alunos com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado. Entre os selecionados está Aquiles França do Nascimento, de 16 anos, estudante do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dione Augusta, em Cuiabá.

“Estou super feliz por essa conquista. Viajar para outro país é um sonho de muita gente. Sem dúvida, será uma experiência incrível e algo muito importante para o meu currículo”, afirma Aquiles.

Também entusiasmado, está Pedro Guilherme de Paula Gambetta, de 18 anos, aluno do 3º ano da Escola Estadual Júlio Strübing Muller, em Várzea Grande. “Já viajei de avião, mas nunca para fora do país. Estou com aquele friozinho na barriga, mas muito animado”, disse.

Para Pedro, praticar o inglês, conhecer uma nova cultura e aproveitar cada segundo será uma experiência incrível. “Quero mostrar o lado acolhedor do povo mato-grossense e apresentar nossas comidas típicas e belezas naturais como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães”, conta, animado.

Em Guarantã do Norte, o estudante indígena Perakopri Panará, de 15 anos, que cursa o 1º Ano na Escola Estadual Albert Einstein, também vê o intercâmbio como uma grande oportunidade de troca cultural.

“Será minha primeira vez em um avião e fora do Brasil. Quero viver essa experiência e entender como as pessoas se comunicam e vivem na Inglaterra. Também quero levar um pouco da cultura do meu povo e trazer novos aprendizados para minha comunidade e colegas de escola”, diz, com orgulho.

A terceira edição do programa MT no Mundo soma mais de R$ 16 milhões em investimentos. Os estudantes vão participar de um curso com 30 aulas semanais, com material didático incluso, teste de nivelamento e certificado de conclusão.

Além disso, o programa cobre todos os custos com passagens, hospedagem, alimentação, chip de internet, cartão de transporte, emissão de documentos e seguro.

A iniciativa faz parte da Política Educacional de Línguas Estrangeiras, integrada ao Plano Educação 10 Anos, que visa posicionar Mato Grosso entre os cinco melhores sistemas educacionais do país até 2026.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o programa é uma ferramenta de transformação de vida. “O intercâmbio proporciona aos nossos estudantes não apenas o aprendizado da língua, mas a vivência de novas culturas, o desenvolvimento pessoal e a ampliação de horizontes. Estamos formando cidadãos globais a partir da escola pública mato-grossense”.

A data de embarque dos estudantes deve ser anunciada nos próximos dias pela Seduc.

Fonte: Governo MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA