CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

MBA do TCE-MT discute mobilidade urbana e aponta caminhos para cidades mais sustentáveis

Publicado em

Mato Grosso


Crédito: Diego Rodrigues/MPC
Ilustração
O segundo módulo do MBA em Gestão de Cidades foi ministrado pelo professor Luiz Miguel de Miranda. Clique aqui para ampliar.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promoveu mais um passo rumo à construção de cidades mais inteligentes, inclusivas e ambientalmente responsáveis. O tema “Mobilidade Urbana Sustentável” foi o foco do segundo módulo do MBA em Gestão de Cidades, ministrado nesta sexta-feira (23) pelo professor Luiz Miguel de Miranda, no auditório da Escola Superior de Contas, com transmissão ao vivo pelo Canal do TCE-MT no YouTube e pela TV Contas (Canal 30.2).

A aula híbrida propôs uma reflexão sobre os desafios diários da mobilidade urbana no Brasil, marcada pela dependência crescente de automóveis e motocicletas. “Vivemos o caos cotidiano da mobilidade civil. O transporte público e a mobilidade ativa, como caminhar ou pedalar, vêm sendo deixados de lado, o que contribui para congestionamentos e superlotação de carros e motos”, destacou o professor Luiz Miguel.

Segundo o facilitador, a evolução histórica da mobilidade urbana no país demonstra um caminho trilhado na contramão da sustentabilidade. Além disso, áreas periféricas e comunidades de baixa renda frequentemente enfrentam barreiras para acessar o transporte público, o que reflete um quadro de desigualdade que desafia a equidade urbana.

Dessa forma, durante o módulo, foram discutidas soluções para se alcançar uma mobilidade urbana sustentável do ponto de vista econômico e ambiental, como a modernização do transporte público, com alternativas como BRT, VLT e metrô, além da integração entre diferentes modais e a valorização da mobilidade ativa, com a criação de ciclovias e ciclocaminhadas.

O MBA em Gestão de Cidades é fruto de parceria com a Fadisp e conta com 1 mil alunos, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, técnicos municipais e servidores estaduais. Coordenado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, o curso tem carga horária total de 360 horas e abordará ainda temas como Cidades Inteligentes, Nova Lei de Licitações, Tecnologias Disruptivas e Compliance Ambiental. Clique aqui para acessar o cronograma das próximas sete aulas.

Clique aqui para assistir a aula na íntegra. 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Estudantes selecionados para intercâmbio compartilham expectativas para viagem a Inglaterra

Publicados

em


Com o embarque se aproximando, os estudantes da rede estadual de ensino selecionados para a 3ª edição do Programa MT no Mundo compartilham suas expectativas para a experiência de intercâmbio em um país de língua inglesa.

O programa criado pela Secretaria de Educação (Seduc), contempla 100 alunos com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado. Entre os selecionados está Aquiles França do Nascimento, de 16 anos, estudante do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dione Augusta, em Cuiabá.

“Estou super feliz por essa conquista. Viajar para outro país é um sonho de muita gente. Sem dúvida, será uma experiência incrível e algo muito importante para o meu currículo”, afirma Aquiles.

Também entusiasmado, está Pedro Guilherme de Paula Gambetta, de 18 anos, aluno do 3º ano da Escola Estadual Júlio Strübing Muller, em Várzea Grande. “Já viajei de avião, mas nunca para fora do país. Estou com aquele friozinho na barriga, mas muito animado”, disse.

Para Pedro, praticar o inglês, conhecer uma nova cultura e aproveitar cada segundo será uma experiência incrível. “Quero mostrar o lado acolhedor do povo mato-grossense e apresentar nossas comidas típicas e belezas naturais como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães”, conta, animado.

Em Guarantã do Norte, o estudante indígena Perakopri Panará, de 15 anos, que cursa o 1º Ano na Escola Estadual Albert Einstein, também vê o intercâmbio como uma grande oportunidade de troca cultural.

“Será minha primeira vez em um avião e fora do Brasil. Quero viver essa experiência e entender como as pessoas se comunicam e vivem na Inglaterra. Também quero levar um pouco da cultura do meu povo e trazer novos aprendizados para minha comunidade e colegas de escola”, diz, com orgulho.

A terceira edição do programa MT no Mundo soma mais de R$ 16 milhões em investimentos. Os estudantes vão participar de um curso com 30 aulas semanais, com material didático incluso, teste de nivelamento e certificado de conclusão.

Além disso, o programa cobre todos os custos com passagens, hospedagem, alimentação, chip de internet, cartão de transporte, emissão de documentos e seguro.

A iniciativa faz parte da Política Educacional de Línguas Estrangeiras, integrada ao Plano Educação 10 Anos, que visa posicionar Mato Grosso entre os cinco melhores sistemas educacionais do país até 2026.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o programa é uma ferramenta de transformação de vida. “O intercâmbio proporciona aos nossos estudantes não apenas o aprendizado da língua, mas a vivência de novas culturas, o desenvolvimento pessoal e a ampliação de horizontes. Estamos formando cidadãos globais a partir da escola pública mato-grossense”.

A data de embarque dos estudantes deve ser anunciada nos próximos dias pela Seduc.

Fonte: Governo MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA