CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Maior da América Latina: primeiras peças da roda-gigante do Parque Novo Mato Grosso chegam a Cuiabá

Publicado em

Mato Grosso


Chegou ao Parque Novo Mato Grosso, na manhã deste domingo (25.5) um carregamento com dois contêineres contendo peças do projeto da roda-gigante que será construída no local. O lote inclui placas de base e insertes, itens que serão instalados na fundação da estrutura e têm a função de conectar as colunas da roda à base de sustentação.

A roda-gigante é um dos atrativos mais aguardados do parque, que está sendo construído pelo Governo de Mato Grosso, por meio da MT Participações e Projetos (MT Par). Com 108 metros de altura, ela será a maior roda-gigante da América Latina.

“É um atrativo grandioso, acessível à população e que oferecerá uma belíssima vista panorâmica da cidade. Aqui, no Parque Novo Mato Grosso, ela vai compor um conjunto de atrações como pista de skate, motocross, kart e automobilismo. Serão inúmeras possibilidades de lazer, entretenimento e prática esportiva”, afirma Wener Santos, presidente da MT Par.

A construção da roda está a cargo de uma empresa chinesa, sediada naquele país. A expectativa é que toda a estrutura chegue pronta para instalação a partir de 7 de julho, prazo final de produção. Após a conclusão, o material será embarcado em navio até o porto de Santos (SP), e de lá seguirá por transporte terrestre, formado por 77 carretas, até Cuiabá.

Conforme o projeto, a roda-gigante será instalada no canteiro central do Parque Novo Mato Grosso e, por conta de sua altura e localização privilegiada, poderá ser vista de diversos pontos da cidade, inclusive do Centro de Cuiabá.

Projeto mostra como ficará roda-gigante depois de construída; atrativo será a maior roda-gigante da América Latina. Imagens: MT Par

Toda a estrutura da roda-gigante ocupará 1.000,37 m² de área construída, dividida em três níveis: térreo, primeiro pavimento e cobertura, esta última destinada ao embarque dos visitantes.

O Parque Novo Mato Grosso será o maior espaço multieventos da América Latina e está sendo construído a 8 km de Cuiabá, na rodovia de acesso a Chapada dos Guimarães. O empreendimento tem 300 hectares de área e tem o objetivo de fomentar o esporte, negócios e o turismo de todo MT.

A roda gigante terá 42 cabines que carregam entre 6 e 8 pessoas por vez e cada giro na roda leva entre 30 e 35 minutos.

Fonte: Governo MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Ciopaer aumenta em 200% número de operações aéreas e eleva apreensões de veículos, armas e drogas

Publicados

em


Após o lançamento do programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), ampliou em 200% o número de operações aéreas realizadas no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Conforme balanço semestral do Ciopaer, vinculado à Secretaria de Segurança Pública (Sesp), as ações aumentaram de 80 para 237 de um período para o outro. O aumento das operações elevou significativamente a produtividade em diversas frentes de atuação.

A quantidade de entorpecentes apreendidos aumentou 620%, subindo de 1 tonelada no primeiro semestre de 2024 para 7,7 toneladas no primeiro semestre deste ano. O número de veículos recuperados subiu 260%, aumentando de 22 para 79 localizações. A quantidade de armas apreendidas aumentou 190% saindo de 10 para 29 armamentos retirados de circulação.

O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, atribuiu o aumento das operações aéreas e, consequentemente, da produtividade ao lançamento do programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, em novembro do ano passado.

“O programa Tolerância Zero ampliou as ações das forças de segurança de enfrentamento à criminalidade em todo Estado, e o papel do Ciopaer é justamente dar apoio aéreo a essas ações garantindo efetividade e agilidade. O que levou ao aumento do número de operações e consequentemente a quantidade de drogas, armas e veículos apreendidas”, explicou.

Para o secretário Adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, o Ciopaer tem desempenhado um papel fundamental na efetividade dos resultados das ações das forças de segurança dentro do Programa Tolerância Zero.

“O apoio aéreo do Ciopaer traz efetividade e celeridade de ações complexas das forças de segurança, tornando a resposta de uma operação mais rápida e assertiva. Isso significa mais ocorrências sendo atendidas, maior presença das equipes policiais e o principal, a nossa população mais segurança em casa e nas ruas”, destacou.

Desde novembro do ano passado, o Governo do Estado iniciou a operação Tolerância Zero as facções criminosas, em um pacote de medidas integradas que intensificou as ações das forças de segurança para combater todos os tipos de crimes e para proteção e defesa do cidadão de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA