Mato Grosso
Duas edições da Operação Lei Seca resultam na prisão de 13 motoristas embriagados na madrugada deste domingo (25)
Mato Grosso

Treze motoristas foram presos em flagrante por embriaguez ao volante em duas edições da Operação Lei Seca, realizadas em Cuiabá, na madrugada deste domingo (25.5), As abordagens ocorreram simultaneamente na Avenida Isaac Póvoas, no Centro, e na Avenida José Monteiro de Figueiredo, no bairro Duque de Caxias.
Dos 13 presos por embriaguez, um deles não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ainda durante as abordagens, os agentes fiscalizadores prenderam uma pessoa por adulterar os sinais identificadores do veículo.
As duas operações resultaram em 39 veículos removidos, um deles um T-Cross com R$ 10.818,75 em multas aplicadas entre o período de 2021 a 2023, a maioria por transitar em velocidade acima do permitido, e avançar sinal vermelho.
Na Avenida Isaac Póvoas, foram 44 autos de infração de trânsito confeccionados, dos quais 15 por conduzir sob efeito de álcool, oito por conduzir com veículo sem registro ou não licenciado, sete por recusa ao teste de alcoolemia, quatro por conduzir sem possuir CNH, e 10 por infrações diversas.
Ainda neste ponto, 87 pessoas foram submetidas ao teste de alcoolemia, 84 veículos foram fiscalizados e 27 removidos (25 carros e duas motos).
Já na Avenida José Monteiro de Figueiredo foram lavrados 22 autos de infração de trânsito, sendo nove por conduzir sob efeito de álcool, seis por recusa ao teste de alcoolemia, quatro por conduzir veículo sem registro ou não licenciado, uma por conduzir veículo sem CNH, e duas por infrações diversas.
Também na operação, 58 condutores passaram pelo teste do bafômetro, 53 veículos foram fiscalizados e 12 removidos (11 carros e uma moto).
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nesta edição, participaram equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Civil, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM-MT), da Polícia Penal, do Sistema Socioeducativo e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Mapeamento da Defesa Civil identifica áreas de risco em Nortelândia

A Defesa Civil de Mato Grosso realizou o mapeamento de áreas de risco no município de Nortelândia (a 230 km de Cuiabá), entre os dias 3 e 5 de julho, a fim de identificar regiões vulneráveis a desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e inundações.
A ação tem caráter preventivo e é realizada em parceria com a Prefeitura, a fim de subsidiar o planejamento de ações que possam minimizar os impactos para a população.
Com apoio de tecnologias como imagens de satélite, drones e sistemas georreferenciados, a equipe da Coordenadoria de Prevenção e Preparação da Defesa Civil do Estado realizou um levantamento detalhado das áreas do município.
O trabalho envolveu reuniões de alinhamento, vistorias em campo, análises geotécnicas, entrevistas com moradores e levantamento dos históricos de ocorrências. Ainda, a análise da vulnerabilidade do município e a capacidade de resposta em caso de desastres.
“O mapeamento é fundamental para que o município possa agir de forma preventiva, direcionando recursos e esforços para os locais que mais precisam de atenção”, afirmou o coordenador de Prevenção e Preparação da Defesa Civil estadual, subtenente BM José Bruno de Souza Filho.
O apoio ao município na realização do mapeamento de áreas de risco faz parte de um planejamento estratégico da Defesa Civil do Estado de fortalecimento da rede de proteção em todo o Mato Grosso.
No mês de abril, o município recebeu do Governo do Estado uma picape para auxiliar nas ações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
Mapeamento de áreas de risco
Neste ano, a Defesa Civil Estadual também realizou o mapeamento de áreas suscetíveis a desastres nos municípios de Salto do Céu, Rio Branco, Tangará da Serra, Poxoréu, Cáceres, Porto Esperidião, São José do Rio Claro, Alto Taquari e Pedra Preta.
Fonte: Governo MT – MT
-
Polícia6 dias atrás
Corpos encontrados em saco de areia em Cuiabá são de vendedores de panelas de SP
-
Cidades5 dias atrás
Vereador Demilson Nogueira destaca fim do decreto de calamidade e cobra avanços na gestão municipal
-
Opinião5 dias atrás
O silêncio que grita: Quando o medo vira estatística e a dor, resistência
-
Cidades3 dias atrás
Pedestre morre atropelado na BR-070 em Campo Verde
-
Judiciário5 dias atrás
Justiça revoga cautelares e libera passaportes de ex-secretário e empresários investigados pela PF
-
Polícia1 dia atrás
Operações Lei Seca terminam com 12 motoristas presos por embriaguez em Cuiabá
-
Cidades5 dias atrás
Comper realiza Feira de Vinhos em Cuiabá
-
Polícia4 dias atrás
Furto de energia leva 54 pessoas para delegacia no primeiro semestre