Mato Grosso
Cronograma do Censo Escolar da educação básica começa nesta quarta-feira (28)
Mato Grosso

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) oficializou o calendário para a execução do Censo Escolar da Educação Básica de 2025. A primeira etapa do levantamento, denominada Matrícula Inicial, terá início nesta quarta-feira (28.5) e se estenderá até 31 de julho.
Este é o principal levantamento estatístico anual sobre a educação básica no Brasil, que subsidia políticas públicas e o planejamento educacional em todo o país.
Segundo a portaria publicada pelo INEP, o censo será realizado por meio do Sistema Educacenso, plataforma digital que permite o envio, conferência e correção dos dados por parte das escolas, municípios e Estados.
“O cronograma está rigorosamente definido para garantir que todas as escolas das redes municipais, privadas, estaduais e federais possam inserir as informações corretas e dentro do prazo, fortalecendo a qualidade dos dados da educação básica”, destacou Rodrigo Jacob, coordenador do Censo Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A primeira etapa do Censo Escolar contempla o registro da infraestrutura das escolas, o número de matrículas na última quarta-feira de maio — data-base para as informações — e dados dos profissionais e turmas das unidades escolares.
“Essa etapa é fundamental porque registra o retrato fiel do sistema educacional brasileiro, que servirá de base para indicadores como o IDEB, além de ser essencial para o repasse de recursos em programas de alimentação, transporte escolar e outros”, explica Jacob.
A segunda etapa, Situação do Aluno, ocorre no início do ano seguinte (de 2 de fevereiro a 13 de março de 2026) e registra o rendimento escolar dos alunos ao longo do ano letivo, incluindo aprovações, reprovações, abandonos e transferências.
O processo segue com a análise e ratificação dos dados preliminares, que serão publicados no Diário Oficial da União em 22 de agosto. Após a publicação, gestores terão um prazo para conferência e eventuais correções.
Em novembro e dezembro, os dados finais serão encaminhados para órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), garantindo transparência e uso correto das informações.
Rodrigo Jacob reforçou que o sucesso do censo depende da participação ativa de todos os envolvidos no processo. “Cada escola, diretor, gestor municipal e estadual tem papel fundamental para que o Censo reflita com precisão a realidade da educação p[ública, possibilitando melhores decisões e investimentos”, disse.
Cronograma resumido da 1ª etapa do Censo Escolar 2025:
• 28 de maio a 31 de julho – Coleta de dados e inserção no Sistema Educacenso
• 22 de agosto – Publicação dos dados preliminares no Diário Oficial da União
• Até 5 dias úteis após 22/8 – Disponibilização dos relatórios para conferência
• Até 30 dias após a publicação – Prazo para ratificação e retificação dos dados
• 28 de novembro – Envio dos dados ao Tribunal de Contas da União
• 10 e 12 de dezembro – Envio dos dados ao FNDE e MEC
• 30 de janeiro de 2026 – Divulgação dos resultados finais e indicadores
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Estudantes selecionados para intercâmbio compartilham expectativas para viagem a Inglaterra

Com o embarque se aproximando, os estudantes da rede estadual de ensino selecionados para a 3ª edição do Programa MT no Mundo compartilham suas expectativas para a experiência de intercâmbio em um país de língua inglesa.
O programa criado pela Secretaria de Educação (Seduc), contempla 100 alunos com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado. Entre os selecionados está Aquiles França do Nascimento, de 16 anos, estudante do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dione Augusta, em Cuiabá.
“Estou super feliz por essa conquista. Viajar para outro país é um sonho de muita gente. Sem dúvida, será uma experiência incrível e algo muito importante para o meu currículo”, afirma Aquiles.
Também entusiasmado, está Pedro Guilherme de Paula Gambetta, de 18 anos, aluno do 3º ano da Escola Estadual Júlio Strübing Muller, em Várzea Grande. “Já viajei de avião, mas nunca para fora do país. Estou com aquele friozinho na barriga, mas muito animado”, disse.
Para Pedro, praticar o inglês, conhecer uma nova cultura e aproveitar cada segundo será uma experiência incrível. “Quero mostrar o lado acolhedor do povo mato-grossense e apresentar nossas comidas típicas e belezas naturais como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães”, conta, animado.
Em Guarantã do Norte, o estudante indígena Perakopri Panará, de 15 anos, que cursa o 1º Ano na Escola Estadual Albert Einstein, também vê o intercâmbio como uma grande oportunidade de troca cultural.
“Será minha primeira vez em um avião e fora do Brasil. Quero viver essa experiência e entender como as pessoas se comunicam e vivem na Inglaterra. Também quero levar um pouco da cultura do meu povo e trazer novos aprendizados para minha comunidade e colegas de escola”, diz, com orgulho.
A terceira edição do programa MT no Mundo soma mais de R$ 16 milhões em investimentos. Os estudantes vão participar de um curso com 30 aulas semanais, com material didático incluso, teste de nivelamento e certificado de conclusão.
Além disso, o programa cobre todos os custos com passagens, hospedagem, alimentação, chip de internet, cartão de transporte, emissão de documentos e seguro.
A iniciativa faz parte da Política Educacional de Línguas Estrangeiras, integrada ao Plano Educação 10 Anos, que visa posicionar Mato Grosso entre os cinco melhores sistemas educacionais do país até 2026.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o programa é uma ferramenta de transformação de vida. “O intercâmbio proporciona aos nossos estudantes não apenas o aprendizado da língua, mas a vivência de novas culturas, o desenvolvimento pessoal e a ampliação de horizontes. Estamos formando cidadãos globais a partir da escola pública mato-grossense”.
A data de embarque dos estudantes deve ser anunciada nos próximos dias pela Seduc.
Fonte: Governo MT – MT
-
Economia7 dias atrás
Acrimat vê exportação de carne de MT para os EUA inviabilizada e cobra atitude do Governo Federal
-
Economia3 dias atrás
Mato Grosso lidera produção nacional de arroz de sequeiro, aponta Anuário Brasileiro
-
Política5 dias atrás
Wellington propõe fim de recesso parlamentar para discutir taxação de Trump
-
Variedades3 dias atrás
Maiara se emociona com carinho do público cuiabano e compartilha momento nas redes
-
Judiciário5 dias atrás
Justiça extingue punibilidade de empresário investigado na operação “Tríade” após cumprimento de acordo
-
Variedades6 dias atrás
Baguncinha, o Festival: celebração de música e diversidade agita Arena Pantanal
-
Política6 dias atrás
Três deputadas assumem mandatos na Assembleia Legislativa ao mesmo tempo
-
Entretenimento5 dias atrás
Virgínia Fonseca anuncia rede de academias com franquias