CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Vereadoras de Cuiabá visitam Procuradoria da Mulher na ALMT e destacam que iniciativa será implantada na Câmara Municipal

Publicado em

Cidades


As vereadoras Paula Calil (PL), Baixinha Giraldelli (Solidariedade), Dra. Mara (Podemos) e Maria Avalone (PSDB) visitaram, na manhã desta quarta-feira (28), a sede da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A iniciativa, referência no estado, servirá de modelo para a implantação da Procuradoria da Mulher no Legislativo Municipal, por meio do Projeto de Resolução nº 20580/2024, já aprovado pela Câmara.

O órgão terá como finalidade a defesa dos direitos das mulheres, oferecendo acolhimento às vítimas de violência, promovendo a igualdade de gênero e estimulando a participação feminina na política. O funcionamento será garantido com o apoio das vereadoras da atual legislatura, por meio de políticas públicas de incentivo, proteção e fortalecimento da mulher cuiabana. A proposta é de autoria da vereadora Maysa Leão (Republicanos).

Durante a visita, as vereadoras conheceram de perto a estrutura e os serviços oferecidos pela Procuradoria, que atualmente é coordenada pela subprocuradora Francielle Brustolin e funciona no espaço denominado Espaço Raquel Cattani.

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil, destacou que a troca de experiências será fundamental para ampliar a rede de proteção às mulheres em todo o estado, incluindo a capital.

“Estamos adequando o espaço físico e estruturando o atendimento para acolher essas mulheres, oferecer escuta qualificada, orientação jurídica e desenvolver projetos que realmente façam a diferença. Na Câmara Municipal, temos hoje uma representatividade muito significativa, com quase 30% de mulheres no Parlamento e uma mesa diretora composta 100% por mulheres. Isso não é apenas um marco histórico e simbólico, mas uma mesa plural, comprometida e representativa. Nosso compromisso é atender às expectativas da população e construir políticas públicas eficazes, especialmente para as mulheres. A Procuradoria da Mulher na Câmara de Cuiabá será uma ferramenta essencial nesse processo, e estamos trabalhando incansavelmente para que ela se torne realidade o mais breve possível”, afirmou Paula.

A visita contou ainda com as participações dos deputados estaduais Carlos Avallone (PSDB) e Dr. João (MDB), que também é o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa.

A subprocuradora especial da Mulher, Francielle Brustolin, explicou o funcionamento do atendimento na Procuradoria.

“Temos duas terapeutas que atendem aqui de forma gratuita. Elas fazem o acompanhamento da mulher para o despertar da violência. Muitas vezes, elas chegam aqui e não entendem que estão sofrendo violência. Vêm em busca de informação processual e a gente identifica que ela sofre violência psicológica, patrimonial e outros tipos de violência que não só a física”, explicou.

A sala da Procuradoria da Mulher da ALMT começou a realizar os atendimentos em janeiro deste ano, inicialmente voltados às servidoras da Casa e com foco na conscientização de tolerância zero a qualquer tipo de assédio no ambiente de trabalho do Parlamento. Além disso, o espaço está aberto para acolher qualquer mulher que procure atendimento, oferecendo orientação e suporte especializado.

A deputada estadual Janaína Riva (MDB), única mulher no Parlamento Estadual e pioneira na luta pelos direitos das mulheres em Mato Grosso, foi a anfitriã da visita. Ela relembrou os desafios enfrentados até a implantação da Procuradoria da Mulher na ALMT, que hoje é referência no acolhimento e defesa das vítimas de violência no estado.

“Foram quase dois anos de trabalho até consolidarmos a Procuradoria. É muito importante que as vereadoras conheçam esse modelo para adaptá-lo à realidade de seus municípios. Fizemos uma pesquisa e hoje esse núcleo está entre os mais reconhecidos pela população, seja no enfrentamento à violência doméstica, no suporte em casos de pensão alimentícia, medidas protetivas da Lei Maria da Penha, ameaças, violência patrimonial, entre outros. A Procuradoria é um instrumento institucional, dentro e fora da Assembleia, que tem dado respostas efetivas à sociedade. Isso é fundamental”, destacou Janaína.

Atualmente, o processo de regulamentação da Procuradoria da Mulher na Câmara de Cuiabá aguarda a finalização dos trâmites técnicos e operacionais para que possa ser oficialmente implementada.

Também participou da visita o procurador-geral da Câmara Municipal, Eustáquio Neto.



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Beneficiários celebram sonho da casa própria em Várzea Grande

Publicados

em


Só em 2025, já são 211 moradias concretizadas em quatro residenciais. O evento foi realizado no Loteamento Hollywood, no bairro Novo Mundo, uma das regiões que mais crescem na cidade

“Foi a melhor coisa da minha vida. Sempre sonhei em ter uma casa só minha. Agora vou poder criar minhas filhas com dignidade”. A fala emocionada de Ana Paula Silva Moraes, de 20 anos, resume o sentimento de centenas de famílias que receberam, nesta segunda-feira (7), as chaves da casa própria em Várzea Grande. Mãe de duas meninas e à espera da terceira, Ana Paula foi uma das beneficiadas pelas 125 novas unidades habitacionais entregues nos residenciais Maranhão 2, América Residence e Residencial Viena.

“Morávamos com minha sogra. O espaço era pequeno, a situação difícil. Agora é recomeçar com fé e com o pé no chão, na nossa casa”, comemorou Luiz Henrique, ao lado da esposa Fabiana Benjamin. Eles agora terão mais privacidade e tranquilidade para construir um novo futuro.

Vanilza Costa de Deus, outra contemplada, descreveu o momento com poucas palavras e muito sentimento: “Sempre paguei aluguel, nunca fui sorteada. Hoje tenho minha casa. É um sentimento que não cabe no peito. Só Deus mesmo”. Ela vai dividir o novo lar com a filha de 14 anos.

Já Yasmine Gabriele Lima da Silva celebrou não só a conquista da casa com o marido Luiz Antônio e o bebê Luiz Felipe, mas também as promessas de novos equipamentos públicos anunciados pela prefeita Flávia Moretti (PL) para a região. “Saber que vai ter creche e posto de saúde aqui perto é maravilhoso. Facilita demais para quem tem criança pequena e trabalha. Hoje começa uma nova fase”.

Essas histórias são o retrato vivo de uma política pública que muda vidas. A entrega das 125 moradias populares marca mais um capítulo do programa SER Família Habitação em Várzea Grande, que já soma mais de 1.800 unidades entregues com apoio do governo do estado. Só em 2025, já são 211 moradias concretizadas em quatro residenciais. O evento foi realizado no Loteamento Hollywood, no bairro Novo Mundo, uma das regiões que mais crescem na cidade.

PROJETO – Cada imóvel conta com 59 m² de área construída em terrenos de 180 m² (6×30 m), oferecendo estrutura adequada para que as famílias possam viver com segurança, conforto e dignidade. As obras foram realizadas por meio de uma parceria entre o governo federal, com o programa Minha Casa, Minha Vida, o Governo de Mato Grosso, com o SER Família Habitação, idealizado pela primeira-dama Virgínia Mendes, e a Prefeitura de Várzea Grande, que entrou com a área e infraestrutura urbana como água, esgoto, asfalto e iluminação.

Durante a cerimônia, a prefeita Flávia Moretti reafirmou o compromisso de seguir investindo em serviços públicos para acompanhar o crescimento das áreas habitacionais. “Entregar essas casas é mais que um ato de gestão. É um compromisso com a dignidade e com o futuro das famílias de Várzea Grande. Vamos continuar lutando para trazer saúde, educação e estrutura para essas regiões em expansão. Nosso município está de braços abertos para todos que precisam”.

O vice-prefeito Tião da Zaeli também destacou o impacto social da ação: “Cada casa entregue hoje representa uma vida que muda. É um direito que se concretiza. Várzea Grande é exemplo de como a política pública, quando feita com seriedade, transforma realidades”.

Representando o Ministério das Cidades, o secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, anunciou que o Município já conta com 440 unidades em construção e poderá apresentar até 600 novas moradias no próximo edital federal. “Estamos presenciando uma verdadeira revolução habitacional. A retomada do programa Minha Casa, Minha Vida mostra que, com união entre os entes federativos, conseguimos garantir moradia digna às famílias que mais precisam”.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Manoela Rondon, reforçou a importância do cadastro habitacional. “Estamos preparando o Município para o novo edital. É essencial que as famílias mantenham seus dados atualizados para não perderem a oportunidade de participar dos próximos sorteios”.

“Mais do que paredes e telhado, essas casas representam segurança, independência e um novo começo. Para muitos, um sonho de décadas, que agora tem endereço, número e nome em contrato”, finalizou Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA