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MBA do TCE discute mobilidade urbana e aponta caminhos para cidades mais sustentáveis

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O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promoveu mais um passo rumo à construção de cidades mais inteligentes, inclusivas e ambientalmente responsáveis. O tema “Mobilidade Urbana Sustentável” foi o foco do segundo módulo do MBA em Gestão de Cidades, ministrado nesta sexta-feira (23) pelo professor Luiz Miguel de Miranda, no auditório da Escola Superior de Contas, com transmissão ao vivo pelo Canal do TCE-MT no YouTube e pela TV Contas (Canal 30.2).

A aula híbrida propôs uma reflexão sobre os desafios diários da mobilidade urbana no Brasil, marcada pela dependência crescente de automóveis e motocicletas. “Vivemos o caos cotidiano da mobilidade civil. O transporte público e a mobilidade ativa, como caminhar ou pedalar, vêm sendo deixados de lado, o que contribui para congestionamentos e superlotação de carros e motos”, destacou o professor Luiz Miguel.

Segundo o facilitador, a evolução histórica da mobilidade urbana no país demonstra um caminho trilhado na contramão da sustentabilidade. Além disso, áreas periféricas e comunidades de baixa renda frequentemente enfrentam barreiras para acessar o transporte público, o que reflete um quadro de desigualdade que desafia a equidade urbana.

Dessa forma, durante o módulo, foram discutidas soluções para se alcançar uma mobilidade urbana sustentável do ponto de vista econômico e ambiental, como a modernização do transporte público, com alternativas como BRT, VLT e metrô, além da integração entre diferentes modais e a valorização da mobilidade ativa, com a criação de ciclovias e ciclocaminhadas.

O MBA em Gestão de Cidades é fruto de parceria com a Fadisp e conta com 1 mil alunos, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, técnicos municipais e servidores estaduais. Coordenado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, o curso tem carga horária total de 360 horas e abordará ainda temas como Cidades Inteligentes, Nova Lei de Licitações, Tecnologias Disruptivas e Compliance Ambiental. Clique aqui para acessar o cronograma das próximas sete aulas.



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Prefeitura deve arrecadar mais de R$ 4,9 bilhões, estima LDO apresentada na Câmara

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Gláucio Nogueira – Assessoria do vereador Ilde Taques&nbsp

Com previsão de arrecadação superior a R$ 4,9 bilhões para o exercício de 2026, a Prefeitura de Cuiabá apresentou, em duas audiências públicas realizadas nesta quarta-feira (16), a íntegra da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município. As reuniões foram promovidas pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Câmara Municipal de Cuiabá, presidida pelo vereador Ilde Taques (PSB). A expectativa é que o texto seja apreciado em plenário ainda esta semana.

Participaram da apresentação o secretário de Planejamento, Nivaldo Carvalho Júnior, e a diretora de Planejamento do município, Simone Cavazin. Aos presentes, Simone explicou a importância da LDO para a implementação das políticas públicas e detalhou as principais ações previstas para cada área de atuação da cidade.

O vereador Ilde Taques classificou a audiência como um dos momentos mais importantes do semestre legislativo. “A LDO é a base que orienta nosso orçamento, definindo metas e prioridades que estarão, no fim do ano, na Lei Orçamentária Anual (LOA). Portanto, este é o momento de debatermos e apresentarmos sugestões e propostas para construirmos a Cuiabá que queremos para os próximos anos”, destacou.

Para 2026, o município estima arrecadação total de R$ 4.982.739.135, um aumento de R$ 171,6 milhões em relação ao previsto para 2025. Das despesas previstas para o próximo exercício, aproximadamente R$ 1,8 bilhão será destinado ao pagamento de salários e encargos, enquanto quase R$ 50 milhões deverão ser usados para o pagamento de juros e encargos da dívida pública municipal.

Durante a apresentação, Nivaldo Carvalho reforçou a disposição do Executivo em manter o diálogo com o Legislativo para esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido. “A LDO é um instrumento fundamental do planejamento público. Ela relaciona e quantifica as metas das ações prioritárias de governo para o próximo ano, alinhando as políticas públicas às necessidades da população. Baseia-se no Plano Plurianual (PPA) e serve de base para a elaboração da LOA”, explicou.

Ele também destacou que, por ser o primeiro ano de uma nova gestão municipal, a LDO foi elaborada antes da definição do novo PPA, o que permitirá eventuais ajustes após sua aprovação. “A legislação determina que a LDO seja encaminhada até o final de maio, enquanto o PPA deve ser entregue até o final de agosto. Em função desse descompasso, ainda haverá a possibilidade de realizar alterações na LDO”, completou.

Ao final das audiências, o vereador Ilde Taques reafirmou a confiança da Câmara na gestão municipal e lembrou que, ao longo dos últimos meses, foram aprovadas leis importantes que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. “Sabemos que ainda há muito a ser feito, e saibam que vocês terão no Legislativo um importante parceiro”, concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT



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